Lentes de contato

As lentes de contato surgiram como uma forma de substituir o uso dos óculos tradicionais, para corrigir os problemas de refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Elas podem promover melhoria na autoestima, maior liberdade na realização das atividades diárias, como práticas esportivas, e até mesmo melhorar o campo de visão do indivíduo, além de serem mais leves e praticamente imperceptíveis.

Para saber se o paciente está apto para a sua utilização, é recomendado fazer o teste de adaptação, realizado pelo oftalmologista, que irá analisar e indicar qual o tipo, modelo e tamanho da lente mais apropriado às necessidades do paciente.


É importante escolher uma lente que fique bem adaptada aos olhos, pois caso ela não fique bem ajustada, mostrando-se frouxa ou apertada, poderá causar problemas na oxigenação da córnea. Porém, quando a lente é bem adaptada, proporciona bem-estar ocular, visão saudável e maior independência dos óculos.

Elas exigem alguns cuidados para sua utilização, tais como:

- Evitar coçar os olhos
- Realizar regularmente a limpeza das lentes, e do estojo de proteção, com solução apropriada
- Não dormir usando as lentes de contato
- Observar o prazo de validade das lentes

É importante, também, seguir os cuidados básicos da higiene em sua manipulação, como lavar sempre as mãos, a fim de evitar a contaminação por fungos e bactérias prejudiciais aos olhos.

Embora sejam excelentes substitutas dos óculos, nem todas as pessoas podem utilizar lentes de contato, uma vez que elas são contra indicadas para indivíduos que possuem determinadas patologias, como alergias e infecções oculares, síndrome do olho seco e doenças da córnea.