Olho seco

A síndrome do olho seco é uma doença crônica caracterizada pela má lubrificação dos olhos, causando secura e provocando muito desconforto no indivíduo. Ela pode ser desencadeada por fatores prejudiciais para a correta lubrificação da córnea e da saúde do globo ocular, tais como:

- Deficiência na quantidade correta de lágrimas
- Má qualidade das lágrimas produzidas pelo organismo
- Disfunção nas glândulas de Meibomius

As lágrimas têm a função de lubrificar a superfície dos olhos, protegendo-os contra infecções e impurezas. Elas são compostas por água, sais minerais, vitaminas, proteínas e lipídios, que juntos, realizam a hidratação e lubrificação saudável da córnea.

Outros elementos que podem contribuir para a ocorrência da síndrome são: o avanço da idade, doenças oculares específicas, determinados medicamentos e o uso excessivo de telas. Alguns fatores ambientais também são prejudiciais, como locais com exposição excessiva ao sol, vento, poluição ou ar-condicionado, uma vez que tornam o ambiente seco, podem contribuir para a evaporação das lágrimas, provocando assim a secura nos olhos

Entre alguns sintomas da doença, podemos destacar: vermelhidão e ardor na região dos olhos, sensação de corpo estranho, visão embaçada, sensibilidade à luz e lacrimejar constante.

O tratamento para a síndrome do olho seco vai depender do nível de gravidade da doença, e pode abranger desde o uso de medicamentos como colírios, anti-inflamatórios ou antibióticos, até a luz pulsada.