Retina e Vítreo

A retina é uma finíssima camada de tecido nervoso sensível à luz localizada na parte interna do olho, responsável por transformar a luz captada pelos olhos em estímulos nervosos e enviá-los para o cérebro, que irá formar a visão.

Já o humor vítreo é uma substância gelatinosa que ocupa grande parte do espaço interno do globo ocular, e fica localizado na câmara vítrea, entre o cristalino e a retina. Além de colaborar para manter o formato arredondado do olho, ele auxilia na clareza da vista e na absorção de possíveis impactos.

Com o desgaste dos anos, o vítreo pode se alterar, se tornando menos gelatinoso e mais líquido e fino, podendo causar o seu descolamento na retina, ocasionando na perda da visão.

Os sintomas iniciais indicativos de que pode ter ocorrido uma ruptura entre o vítreo e a retina são o aparecimento de pontos flutuantes (também chamados de moscas-volantes) e flashes na visão.

Tanto a degeneração natural da retina, quanto do vítreo, podem causar diversos problemas prejudiciais ao funcionamento correto dos olhos, tais como:

- Descolamento de retina
- Degeneração da mácula
- Degeneração periférica
- Retinopatia diabética

Alguns fatores que podem contribuir para esses distúrbios são: determinadas patologias (como diabetes e hipertensão), histórico familiar, histórico de lesão ocular grave ou de cirurgia ocular, e miopia elevada (acima de 3 graus). Os tratamentos relacionados irão variar conforme o caso, mas são geralmente realizados por cirurgia a laser ou vitrectomia (remoção do vítreo).